Últimas notícias
A sociedade civil no CMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente são os guardiões das riquezas socioambientais no Araguaia Xingu.| Projeto que proíbe uso de narguilé em espaços públicos entra em estudo na Câmara Municipal| Prefeitura de Nova Marilândia (MT) abre concurso com 28 vagas e salário de até R$ 4,6 mil| Carreta tomba na Serra de São Vicente e caminhoneiro é resgatado das ferragens em MT| Brasileiro joga fora 40 kg de comida por ano; arroz, feijão e carne lideram desperdício|
Notícias - Prefeitura de Canarana

12 de Setembro de 2018 ás 09:41:00

Prefeitura e Sebrae inauguram a Sala do Empreendedor, em Canarana

O espaço de atendimento vai funcionar no 2º bloco da Prefeitura, das 14h às 18h.

Foto por: Assessoria de Imprensa

O município de Canarana inaugura nesta quarta-feira, dia 5 de setembro, a Sala do Empreendedor. O espaço de atendimento aos empresários e futuros empreendedores vai funcionar no segundo bloco do prédio da Prefeitura Municipal, das 14h às 16h.

O lançamento faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que disponibiliza soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública e visa impulsionar o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócios nas cidades.

Orientar, estimular a abertura e formalização de empresas, por exemplo, estão entre os serviços disponíveis na sala. Uma palestra explicando como será o trabalho foi realizada, às 16h, pela gerente da agência do Sebrae de Barra do Garças, Lidiane Angelo da Silva.

Todo este trabalho, faz parte de uma das metas do Prefeito Fábio Faria, que deu total apoio a secretária municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico, Marilei Bier, que analisa a importância dessa iniciativa. “Hoje, estamos inaugurando a Sala do Empreendedor, um espaço destinado ao atendimento exclusivo dos empresários para tirar dúvidas, se reunirem para palestras, discussões e capacitações. Desde os primeiros meses, após o início do Programa Cidade Empreendedora, estamos percebendo uma grande evolução na implantação das políticas públicas, das ações que promovem o desenvolvimento local, fomentando e oportunizando capacitações e todo o suporte técnico, tanto para as empresas como para a gestão pública municipal. E sabemos que, ao final do programa, estaremos deixando um grande legado para os empresários e para os futuros investidores da nossa cidade”.

Importante instrumento público para o desenvolvimento econômico do município, a criação da Sala do Empreendedor está prevista tanto na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, como também no Estatuto da Microempresa, da Empresas de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual de Mato Grosso, instituído pela Lei Complementar 605, publicada no Diário Oficial, no último dia 29 de agosto. O Estatuto Estadual resulta de um movimento de 12 anos de debates e articulações junto aos órgãos públicos abraçado diretamente pela equipe de Políticas Públicas do Sebrae/MT.

O acesso diferenciado e favorecido para as micro e pequenas empresas nas compras públicas também são conquistas presentes no Estatuto recém-publicado, e já estimulado no município de Canarana. Em junho, o evento Fomenta MT reuniu as pequenas empresas para dialogar com órgãos públicos sobre as compras governamentais.

Programa Cidade Empreendedora

Desenvolvido pelo Sebrae em Mato Grosso, o programa é voltado às prefeituras municipais, disponibilizando soluções para uma efetiva gestão pública, o fomento ao empreendedorismo e ambientes de negócios. Em Canarana, está em andamento o modelo “Ultimate”, que disponibiliza 35 soluções para a gestão municipal trabalhando temas como a desburocratização dos processos, agricultura familiar, compras públicas, educação empreendedora, ações de sustentabilidade e um plano anual de compras.

E as ações do programa seguem com uma agenda dinâmica em Canarana. No dia 17/7 foi realizada uma palestra de saúde na prefeitura, seguida de um curso sobre a agricultura familiar, nos dias 26 e 27, uma consultoria especializada, no dia 27/7, e um trabalho de diagnóstico geral, nos dias 31/7 e 01/8.

Além da estruturação da Sala do Empreendedor, serão realizadas a Hora do Conhecimento, o acompanhamento dos Atores de Desenvolvimento, e a adequação da legislação de atendimento e suporte ao microempreendedor individual (MEI).

O Sebrae atua em todo o território nacional e há mais de 40 anos, promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo. Signatário do Pacto Global da ONU, o Sebrae trabalha comprometido com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em busca de transformações efetivas, no campo da gestão pública, alicerçados na ética, no compliance, no combate à corrupção e na sustentabilidade dos pequenos negócios.

Serviço

Lançamento Sala do Empreendedor

Data: 05 de setembro 2018

Horário: 16h

Local: 2º bloco da Prefeitura Municipal de Canarana

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!