Últimas notícias
A Prefeitura de Canarana, em parceria com o SEBRAE, promoveu o I Seminário “Você é importante para o Município”. | A capital do nativismo Canarana realiza a maior Semana Farroupilha de Mato Grosso| Nova Xavantina aparece na lista de cidades que podem apresentar clima de deserto| Água Boa: Ruralista: bandidos pensarão duas vezes antes de invadir fazendas| Cocalinho/ Nova Nazaré (MT) - Ibama apreende madeira ilegal e aplica R$ 4,7 milhões em multas em 20 fazendas |
Notícias - Saúde

03 de Julho de 2019 ás 09:05:30

Contato recreativo com a natureza pode melhorar sua saúde?

Usufrua mais da Mãe-Natureza: ela pode estar mais perto do que você imagina e pode nos ajudar de uma forma muito mais intensa do que podemos supor.

Foto por: Prefeitura do Recife/Arquivo

Sim: bastam 120 minutos por semana em contato direto com a natureza para aprimorar sua saúde e a sua sensação de bem-estar. Essa é a conclusão de um estudo científico europeu recentemente publicado, do qual participaram quase 20000 pessoas.

Frequentar parques, jardins, cuidar de plantas, observar árvores, cultivo de hortas ou ficar na praia, nadando ou olhando o mar: tanto faz. Importante é estar perto da natureza. As pessoas pesquisadas que tinham por hábito esse contato com a natureza, referiram significativamente maior percepção de bem-estar e saúde.

O estudo relatou também que morar em áreas próximas de áreas verdes foi um fator de proteção contra doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hospitalização por asma ou estresse mental. Isso pode ser óbvio, uma vez que quem mora em áreas mais verdes tem uma qualidade de vida melhor, posto que tem menor contato com a poluição do ar – respira um ar de melhor qualidade, portanto - e com a poluição sonora, o que promove um ambiente em casa mais calmo e tranquilo.

No entanto, importante salientar que nem todas as pessoas que moravam próximas a regiões mais verdes ou praias procuravam espontaneamente o contato com a natureza, seja para contemplar ou para praticar atividade física. Só que para usufruir os benefícios que a natureza pode proporcionar, há – necessariamente- que ter contato com ela. Não adianta apenas ESTAR perto dela.

“Não estou doente, logo, tenho saúde”; muitos ainda podem crer. Mas não é bem assim. O conceito de saúde mudou já no meio do século XX. Saúde não significa apenas “ausência de doença”. A Organização Mundial de Saúde, desde 1949, deu à saúde um conceito mais amplo: significa bem-estar biológico, psicoemocional e social. Vamos a um exemplo: segundo esta definição de saúde uma pessoa privada de liberdade pode não ter “saúde”, pois embora não tenha doença física não desfruta de bem-estar social.

Nesta perspectiva, este estudo aponta claramente que o fato de passar pelo menos 2 horas por semana em contato com a natureza, independentemente da forma como isso aconteça, pode trazer benefícios reais à saúde física e psicoemocional.

Usufrua mais da Mãe-Natureza: ela pode estar mais perto do que você imagina e pode nos ajudar de uma forma muito mais intensa do que podemos supor.

 

Fonte: Ana Escobar - BEM ESTAR

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!