Últimas notícias
Produtores rurais lotam audiência pública e pedem fim do Fethab milho| Jornal: PSG recusa oferta do Barcelona por Neymar de € 40 milhões mais Coutinho e Dembélé| 1° Araguaia Tático RUM | Atletas de Água Boa conquista vitórias no Campeonato Brasileiro de Karatê 2019.| Prefeito participa de reunião com moradores do bairro Morada do Sol e fala sobre o asfalto|
Notícias - Saúde

24 de Junho de 2019 ás 15:19:38

Brincadeiras juninas estimulam o ritmo e a coordenação das crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 78% das crianças no Brasil não se movimentam o mínimo necessário, que são 300 minutos na semana. Veja algumas sugestões de brincadeiras para sair do sedentarismo.

Foto por: Reprodução/ TV Globo

Quando se fala em festas juninas, logo se lembra das quadrilhas e das diversas opções de comidas deliciosas Brasil afora, mas nessa época do ano, as festas também podem estimular as brincadeiras para crianças. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a maioria das crianças brasileiras (78%) não se movimenta o mínimo necessário, que são 300 minutos na semana, o que equivale , mais ou menos, uma hora por dia.

O preparador físico, Márcio Atalla, fala a importância da atividade física e das brincadeiras para as crianças. "Primeira coisa: criança tem que brincar. Quanto mais lúdico for, melhor. A criança não precisa ir para uma academia. As brincadeiras são extremamente importantes. Tem o lado social, o lado emocional muito bacana nessas brincadeiras. Além de queimar caloria, você desenvolve habilidades, como equilíbrio e coordenação".

Veja algumas sugestões de brincadeiras juninas:

- Dança da laranja: o objetivo é dançar sem deixar a laranja cair da testa, barriga ou bochecha. Se a laranja cair, a dupla é eliminada. Ganha quem ficar com a laranja na testa até o final da música.

- Jogo das argolas: as crianças arremessam cinco argolas (bambolês) nos cones. Quem errar, vai pro final da fila para brincar novamente. Ganha quem somar mais pontos.

- Baile do carrapato: a dupla tem que dançar com um balão amarrado em uma das pernas e de mãos dadas. Quando a música parar, as duplas têm que tentar estourar o balão de outras. Ganha a dupla que ficar com o balão amarrado na perna até o final da música.

Veja os benefícios das atividades juninas para as crianças:

Agilidade;

Queima calórica;

Velocidade;

Coordenação;

Noção de distância e espaço;

Ajuda no ritmo;

Estímulo ao raciocínio e estratégia.

Um sonho que se tornou realidade para crianças que tiveram câncer ou ainda estão em tratamento. Elas foram convidadas para participar da cerimônia de abertura da Copa América, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Todos eles fizeram exames e checaram se teriam condições clínicas para poder ir ao evento. E eles fizeram tudo direitinho.

A Diana Figueiredo Torres, de 7 anos, adorou a experiência. “Muito Legal, eu nunca viajei assim pra me divertir”.

"Sempre quis muito conhecer o jogador da seleção, então hoje é um sonho realizado”, fala Matheus Galbeatti, de 10 anos.

E a lição que fica, além da força dessas crianças, é a importância da gratidão. “Tem as partes ruins do hospital e também as coisas boas, que são os passeios, conhecer as pessoas, a realização de muitas crianças, as crianças agradecem muito”, fala Ashela Valentina, de 11 anos.

 

Fonte: Bem Estar

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!