Últimas notícias
Canarana abre processo seletivo para fisioterapeutas | Em posse da diretoria da OAB advogados criticam ameaça de suspensão da Comarca de Canarana| Água Boa Começa a Produzir Algodão | Aprosoja realiza recadastramento do programa Agrosolidário em Gaúcha do Norte| Defensoria participa do 1° Araguaia InterAtivo na UFMT |
Notícias - Saúde

07 de Janeiro de 2019 ás 12:39:48

Queimadura por água-viva: o que fazer?

Águas-vivas, como o nome sugere, são brancas e transparentes e muitas vezes difíceis de perceber por perto. Quando se dá conta, a queimadura já está doendo muito.

Foto por: Rodrigo Nattan/Arquivo Pessoal

Cenário do verão brasileiro: praias lotadas e muita gente aproveitando tudo o que o mar tem de bom. Só que alguns habitantes marinhos podem complicar as férias de muita gente.

É o que está acontecendo nas praias brasileiras, principalmente no Rio Grande do Sul, onde mais de 30 mil pessoas foram queimadas por águas-vivas que, nesta época, surgem nas áreas mais rasas, onde os banhistas se divertem.

Águas-vivas, como o nome sugere, são brancas e transparentes e muitas vezes difíceis de perceber por perto. Quando se dá conta, a queimadura já está doendo muito.

O que podemos fazer para atenuar a dor e não piorar mais ainda o quadro? Vamos entender.

A água-viva provoca uma queimadura química. Quando encosta na pele, seus tentáculos liberam o veneno que queima. Dói muito. Nesta hora é importante saber o que fazer e – principalmente – o que NÃO fazer:

    JAMAIS lave o local da queimadura com água doce. JAMAIS. A água doce aumenta a liberação de veneno dos tentáculos e piora a queimação e a dor.

    Lave com ÁGUA DO MAR. Isso mesmo. Jogue água do mar com abundância. Peça um baldinho e mande ver. A água do mar facilita a retirada de eventuais tentáculos que estejam grudados na pele liberando mais veneno e provocando mais dor.

    Se você observar algum tentáculo grudado, pegue um palitinho de sorvete ou um cartão de crédito e passe delicadamente na pele para retira-lo. Cuidado para não machucar ainda mais.

    COLOQUE VINAGRE NA QUEIMADURA: é o melhor produto para diminuir o efeito do veneno na pele e atenuar a dor. Qualquer tipo de vinagre serve. Puro, sem diluir em água. Faça compressas por uns 30 minutos.

    NÃO adianta colocar xixi na queimadura. O efeito ácido não é suficiente para atenuar o veneno nem para diminuir a dor. É mito.

    Procure um PRONTO SOCORRO se a área queimada for extensa, se a dor estiver muito forte ou se você observar sinais de alergia. IMPORTANTE SABER que algumas pessoas são alérgicas ao veneno e que a alergia pode ser importante, inclusive com fechamento da glote por edema.

Mais uma dica: água-viva que está na areia também pode queimar. Por isso, evite manipular águas-vivas que aparentemente estão "mortas" na areia. A orientação é para enterrá-las, pois alguma pessoa pode inadvertidamente pisar e se queimar. Muito cuidado com as crianças.

Aproveite as férias, sem riscos!

 

Fonte: Escrito por: Ana Escobar - G1

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!