Últimas notícias
8º módulo do curso de gestores da ARSX integra agricultores e indígenas em formação com foco em desenvolvimento pessoal e coletivo| A Prefeitura de Canarana redobrou a atenção nos reparos das ruas da cidade.| Novos barcos e lanchas darão apoio à fiscalização nos rios de MT | PROED formou 239 alunos dos 5º ano em Canarana| Polícia Civil Estoura Boca de Fumo e Prende Três Suspeitos em Canarana|
Notícias - Porto Alegre do Norte

05 de Dezembro de 2018 ás 12:30:13

Sefaz realiza palestras em Campo Verde, Vila Rica e Porto Alegre do Norte

Na pauta, o Regime de Estimativa Simplificado e outras informações fiscais e tributárias.

Foto por: Agência da Notícia

Equipes da Secretaria de Fazenda (Sefaz) realizam esta semana palestras em três municípios, dando continuidade à capacitação e esclarecimento sobre o Decreto n° 1.599 de 2018 que trata do Regime de Estimativa Simplificado. O público participante também poderá buscar outras informações fiscais e tributárias.

Na quarta-feira (5), às 9h a palestra será em Campo Verde, no auditório da Cooperfibra. Na quinta-feira (6), em Vila Rica, o encontro será no auditório da Unemat, e sexta-feira (7), em Porto Alegre do Norte, o evento será no auditório da Câmara Municipal.

As palestras serão destinadas a contadores, contribuintes e advogados e visa esclarecer dúvidas sobre o Decreto nº 1.599, que alterou a forma de apuração do regime, também conhecido como carga média.

De acordo com o decreto publicado, desde o mês de setembro contribuintes do comércio varejista e atacadista, sujeitos ao Regime de Estimativa Simplificado, passaram a calcular, declarar e recolher o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cabendo à Secretaria de Fazenda (Sefaz) a responsabilidade pela homologação do valor devido. 

Antes, a pasta fazendária era responsável por apurar, mensalmente, o imposto e informar ao contribuinte o valor a ser recolhido.

“O Decreto nº 1.599 aperfeiçoa a aplicação do regime de estimativa simplificado – carga média, por isso é importante a participação de todos para sanarem as dúvidas e conhecerem as facilidades que o Fisco tem desenvolvido para melhorar o atendimento”, afirma a secretária adjunta de Atendimento ao Cliente (SAAC), Maria Célia Oliveira Pereira.

 

Fonte: Escrito por: Sandra Pinheiro Amorim - Sefaz-MT

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!