Últimas notícias
Ministério da Agricultura aprova registro de mais 42 agrotóxicos, totalizando 211 no ano| Jon Favreau, diretor de 'O Rei Leão', explica filme: 'Queríamos que parecesse um documentário'| Defesa diz que Lula é idoso e pede prioridade no julgamento sobre suspeição de Moro| Brincadeiras juninas estimulam o ritmo e a coordenação das crianças| Pessoas têm mais dificuldade de beber água no inverno|
Notícias - Judiciário

09 de Junho de 2019 ás 19:33:19

Judiciário na palma da mão: aplicativo garante mais acessibilidade a advogados e partes

Foto por: TJMT

Já imaginou um aplicativo de celular que permita ao advogado e às partes consultar um processo, emitir certidão de indisponibilidade de sistema e ainda que te oferecesse acesso a todos os ramais do Poder Judiciário de Mato Grosso? A ideia é ainda melhor quando se fala que esses serviços podem ser feitos em segundos e utilizados de qualquer local e a qualquer horário.

 Essas facilidades são oferecidas pelo aplicativo ‘PJMT Serviços’ que pode ser acessado a partir do celular, tablete, IPad ou pelo computador. O programa ainda tem outras vantagens: é leve e não utiliza espaço na memória do celular, tendo em vista que os dados do aplicativo são armazenados nos servidores do Judiciário e acessados pela nuvem; ele é seguro e trabalha com autenticação para consulta de dados sigilosos; e todos os serviços ofertados são gratuitos e ilimitados.

 De acordo com o presidente da Comissão de Direito Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grossso (OAB-MT), Gonçalo Adão de Arruda Santos, o aplicativo traz celeridade para o trabalho dos operadores de direito. “O PJMT Serviços veio para facilitar a vida de todo mundo. Ali existem funções que até então eu tinha que ligar na secretaria para resolver e, em algum momento, quando não tinha mais expediente forense, ficava impossibilitado de realizar o trabalho. O sistema me permite esse acesso à Justiça mais amplamente”, ressalta o advogado.

 Ele explica ainda que desde que o sistema foi criado pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação, ele utiliza o App, dá sugestões e também críticas. “Um dos grandes problemas que os advogados têm no Brasil é o óbice quando busca o acesso à justiça, e o Poder Judiciário de Mato Grosso está à frente de outros tribunais, tendo em vista que busca facilitar sempre esse acesso. A Justiça não pode ficar limitada apenas ao modo físico. A era da tecnologia se expandiu e está trazendo novas formas de chegar à Justiça, como por exemplo o PJMT Serviços e o Processo Judicial Eletrônico, ferramentas que ajudou o Judiciário a expandir a forma de me atender.”

 Para acessar o sistema, basta seguir até o Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (www.tjmt.jus.br) e acessar o banner próprio do aplicativo. Como ele fica abrigado na nuvem, ele não é baixado na loja de serviços do celular, ele é acessado pelo endereço https://m.tjmt.jus.br/home.

 Dentre os principais serviços ofertados está o acesso ao PJe. Ali é possível imprimir certidão de indisponibilidade do programa por meio do ícone Monitor. O ‘Mandados’ permite consultar informações de situação, data de distribuição, prazo e os mandados expedidos em seu processo. Já o ‘Pauta de Julgamento/Audiência’ auxilia no acompanhamento dos processos que serão julgados. Para tanto basta inserir o número do processo.

 

Fonte: Keila Maressa Coordenadoria de Comunicação do TJMT

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!