Últimas notícias
Produtores rurais lotam audiência pública e pedem fim do Fethab milho| Jornal: PSG recusa oferta do Barcelona por Neymar de € 40 milhões mais Coutinho e Dembélé| 1° Araguaia Tático RUM | Atletas de Água Boa conquista vitórias no Campeonato Brasileiro de Karatê 2019.| Prefeito participa de reunião com moradores do bairro Morada do Sol e fala sobre o asfalto|
Notícias - Canarana

10 de Julho de 2019 ás 13:42:14

Dia de Campo em Canarana vai apresentar tecnologias para a Segunda Safra

Nas dependências do parque será possível conferir algumas dessas tecnologias e cultivos por meio de pequenos talhões das culturas.

Foto por: FEICAN 2019

O evento ocorre a partir das 15h nesta quarta-feira (10/07) no Parque de Exposições Luiz Cancian.

CANARANA – A chamada “safrinha”, é conhecida pelo cultivo do milho de sequeiro cultivado nos primeiros meses do ano após a colheita da soja em toda a região Centro-Sul do País. Esse sistema começou a ser empregado pelos produtores no final da década de 70 e até a pouco tempo era sinônimo de alto risco e baixa investimento tecnológico. Esse cenário, no entanto, vem se modificando.

Com o aumento da área plantada nos últimos anos e o investimento maior por parte dos produtores, a safrinha deixou de lado o diminutivo e passou a denominar-se Segunda Safra.  O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), estima uma segunda safra de milho de 2019 de 68,2 milhões de toneladas, uma alta de 22,6% em comparação a 2018. Boa parte desse aumento é puxado por municípios do Mato Grosso, como Canarana.

Só que comercializar toda essa produção não está sendo fácil para o produtor. O custo de produção por saca aumentou e o preço na hora da venda sofre grande oscilação. Essa situação faz com que os produtores busquem alternativas no cultivo. O Primeiro Dia de Campo de Tecnologia para Segunda Safra traz justamente outras opções de cultivo (Mamona, Painço e Cártamo), mas principalmente, novas tecnologias para a produção de grãos já conhecidos dos agricultores da região como Arroz, Feijão, Gergelim e o próprio Milho.

O Dia de Campo é parte da programação da 25º FEICAN (Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Canarana) e tem início na próxima quarta-feira (10/07) às 15h no Parque de Exposições Luiz Cancian. Nas dependências do parque será possível conferir algumas dessas tecnologias e cultivos por meio de pequenos talhões das culturas.

Às 17h terá início uma palestra sobre “Tendências para os Mercados Agrícolas”, com o Engenheiro Agrônomo Fernando Munaro Jr., Mestre em Economia Agrícola pela Università degli Studi di Padova (Itália) e Especialista em análise técnica e fundamental de mercados de commodities agrícolas. Munaro é fundador do AgRural Commodities Agrícolas, agência de assessoria na comercialização agrícola e de investimentos nos mercados financeiro e de commodities, com sede em Curitiba-PR.

A própria Ag Rural divulgou no último dia 08/07 um balanço da colheita Segunda Safra, que mostra que até então 44% da área plantada na região Centro-Sul foi colhida, um ritmo adiantado se comparado ao ano passado, dando indícios de comprovação da safra recorde deste ano e reafirmando a importância de Dias de Campo dedicados a esse segundo cultivo anual de grãos.

O evento é aberto à comunidade em geral e a entrada é franca. O Dia de Campo é uma organização da Prefeitura Municipal de Canarana e da Associação dos Amigos de Canarana (ADAC) e conta com o apoio de 28 empresas do setor produtivo regional.

 

Fonte: Lavousier Machry/ Jornal o Pioneiro

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!