Últimas notícias
A sociedade civil no CMMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente são os guardiões das riquezas socioambientais no Araguaia Xingu.| Projeto que proíbe uso de narguilé em espaços públicos entra em estudo na Câmara Municipal| Prefeitura de Nova Marilândia (MT) abre concurso com 28 vagas e salário de até R$ 4,6 mil| Carreta tomba na Serra de São Vicente e caminhoneiro é resgatado das ferragens em MT| Brasileiro joga fora 40 kg de comida por ano; arroz, feijão e carne lideram desperdício|
Notícias - Canarana

12 de Janeiro de 2018 ás 16:14:59

Secretaria de Saúde de Canarana implanta Unidade Dispensadora de Medicamentos para DST/AIDS

Essas informações também podem ser repassadas de forma resumida no momento da dispensação de antirretrovirais, se a entrega for realizada por um profissional farmacêutico.

Foto por: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou uma nova estrutura para a execução da assistência qualificada do Programa Municipal de DST/AIDS, que vai desde palestras de orientação/conscientização até o acompanhamento médico, psicológico e tratamento dos pacientes.

As Unidades Dispensadoras de Medicamentos Antirretrovirais (UDM) são estabelecimentos integrantes de serviço de saúde, que realizam gestão e dispensação de medicamentos para o atendimento dos usuários sob terapia (TARV), bem como seu acompanhamento e monitoramento, sem prejuízo à dispensação de outros medicamentos ou produtos.

Entre as atividades desenvolvidas pelas UDM/CTA estão: atendimento individual com a Biomédica Luana Pauline que realiza os testes rápidos, consulta com a Dra. Sebastiana Ferreira de Freitas, médica responsável, consulta com psicóloga Valéria Queiroz e dispensação do medicamento pela farmacêutica Gláucia Gaião Alves Araújo, na qual a profissional dará as informações necessárias sobre a síndrome, os medicamentos e os cuidados necessários para o seguimento do tratamento e demais informações sobre posologia, dosagem, efeitos adversos, conservação dos medicamentos, interações medicamentosas e com alimentos e drogas. Testagens rápidas de todas as DST’s em todos os PSF’s e no laboratório municipal e coleta de material para a realização da Carga viral e CD4/CD8.

Essas informações também podem ser repassadas de forma resumida no momento da dispensação de antirretrovirais, se a entrega for realizada por um profissional farmacêutico.

“Estamos garantindo o acesso dos pacientes aos medicamentos. O paciente tinha que se deslocar para Barra do Garças ou Cuiabá. Agora, conseguimos implantar a farmácia especializada em nosso município”, declarou a Coordenadora responsável do Programa de DST/AIDS, Luana Pauline.

Com a implantação da UDM, o município de Canarana está com estrutura completa de Assistência preconizada pelo Ministério da Saúde: Centro de Referencia em DST/AIDS (CTA), UDM e ações de Prevenção.

Prefeitura de Canarana

Trabalho e Responsabilidade

Gestão 2017-2020

Fonte: Assessoria de Imprensa

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!