Últimas notícias
A Prefeitura de Canarana, em parceria com o SEBRAE, promoveu o I Seminário “Você é importante para o Município”. | A capital do nativismo Canarana realiza a maior Semana Farroupilha de Mato Grosso| Nova Xavantina aparece na lista de cidades que podem apresentar clima de deserto| Água Boa: Ruralista: bandidos pensarão duas vezes antes de invadir fazendas| Cocalinho/ Nova Nazaré (MT) - Ibama apreende madeira ilegal e aplica R$ 4,7 milhões em multas em 20 fazendas |
Notícias - Brasil

05 de Julho de 2019 ás 09:56:37

Cidades de SC registram temperaturas negativas e geada nesta sexta-feira

Região da Serra catarinense chegou a marcar -5°C e sensação térmica de até -27°C.

Foto por: Wagner Urbano/ NotiserraSC/Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

Cidades de Santa Catarina registraram temperaturas negativas e geada durante a madrugada e no começo da manhã desta sexta-feira (5). Há condições para formação de neve a partir do período da tarde por causa da intensa onda de frio combinada com a baixa pressão do ar e entrada de umidade.

Urupema registrou a menor marca do estado, com -5°C no Morro das Torres às 8h, onde próximo do topo da colina houve sincelo, fenômeno que ocorre quando uma forte neblina ao entrar contato com a superfície da vegetação ou de objetos, congela e forma cristais de gelo. Em outros pontos da cidade a mínima foi de -4,2°C. (Veja vídeo)

Urupema registra sincelo nesta sexta-feira (5)

A velocidade do vento foi de 57 Km/h às 6h e a sensação térmica chegou a -25°C. No decorrer da manhã, a intensidade das rajadas diminuiu, mas a temperatura se manteve na média de -4°C. Por volta das 8h, a velocidade foi de 48 Km/h, o que provocou a sensação térmica de -22ºC.

Segundo o Centro de Informação de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas no estado, a sensação térmica foi ainda mais gelada no mirante do Morro da Igreja, em Urubici, e atingiu -27°C, por volta das 8h, onde as rajadas de vento foram de 90 Km/h.

Ainda conforme o órgão, pelo menos cinco municípios da Serra catarinense registraram mínimas negativas:

Urupema: -5°C no Morro das Torres e -4,2°C em outros pontos da cidade

São Joaquim: -3°C

Bom Jardim da Serra: -2°C

Urubici: -2°C

Lages: -1°C

Em alguns municípios, o dia amanheceu com o chão branco e a vegetação coberta com uma fina camada de gelo, devido à geada.

O vídeo abaixo mostra o frio registrado na madrugada em São Joaquim, onde as aulas foram suspensas nas escolas. A rede de hotéis e pousadas da região já comemora a ocupação dos leitos pelos turistas.

Temperaturas baixas podem fazer nevar na Serra Catarinense nesta sexta (5)

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para Santa Catarina

O sol deve aparecer em todas as regiões, mas nesta sexta-feira terá a presença de mais nuvens.

Na Serra, a temperatura máxima não deve passar de 5°C e tem chance de chuva fraca. Em áreas do Oeste, a marca deve chegar até 10°C.

Já na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense, as máximas devem ficar entre 16°C e 18°C. No Sul do estado, será de 13°C.

 

Fonte: G1 SC

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!