Últimas notícias
Henri Castelli está conhecendo melhor a modelo de Manaus Tarcia Ciarlini| Cauã Reymond fez terapia com filha após apoio de Goldfarb e Grazi Massafera| Clube promissor, Luverdense cai para a Série D do Brasileiro; veja cinco motivos para queda| Cuiabá faz último treino antes de embarque para encarar América-MG; veja provável escalação| Conferência Jovens Fortes reúne grandes nomes da música gospel em 12h de programação, em Goiânia|
Notícias - Agronegócios

13 de Agosto de 2019 ás 07:47:52

Equipe do Mutirão Rural realiza mais de 600 atendimentos em Vila Rica

A mobilizadora do Sindicato Rural de Vila Rica, Priscila Fernandes explica que o Mutirão Rural é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Foto por: Rádio Eldorado

A caravana do Mutirão Rural visita municípios do norte do Araguaia esta semana. Na última quarta-feira (07.08) esteve no assentamento São José, em Vila Rica. Nesta sexta-feira (09.08) está sendo realizado no assentamento Brasil Paiva, no município de Santa Cruz do Xingu e, no sábado, o Mutirão Rural acontece no Distrito de Santo Antônio do Fontoura, em São José do Xingu.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Anísio Vilela Junqueira Neto, foram mais de 600 atendimentos realizados no Assentamento São José. "Além dos moradores da comunidade onde foi realizado, o Mutirão Rural também atendeu pessoas de outras comunidades vizinhas".

Segundo o presidente, um ônibus levou alunos e moradores das comunidades rurais de Vila Paulista do Araguaia "Torre" e Vale de Santa Terezinha para serem atendidos no assentamento São José. "Tudo isso só é possível porque temos bons parceiros", destaca Anísio. Ele acrescenta ainda que ter todos os serviços ofertados no mesmo dia, no mesmo local ajuda muito os trabalhadores e produtores rurais a economizar tempo e solucionar os problemas pendentes. "Não é fácil para eles irem até a cidade. Não tem transporte e é tudo muito mais demorado".

A mobilizadora do Sindicato Rural de Vila Rica, Priscila Fernandes explica que o Mutirão Rural é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), realizado em parceria com os Sindicatos Rurais, prefeituras e diversos outros parceiros e que tem o objetivo de levar serviços e cidadania às comunidades rurais que estão mais distantes dos centros urbanos. "Esse ano escolhemos o assentamento São José. Levamos atendimento médico, odontológico, vacinação, aferimento de pressão, teste rápido, exame de vista, fotos, corte de cabelo e até atividades de lazer".

PROGRAMA - Dentre os mais de 30 serviços ofertados pelo Mutirão Rural em 2019, está o atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. O Mutirão Rural também leva para as comunidades rurais exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris e, há ainda atividades lúdicas para as crianças. Corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica.

Em 2019, o Mutirão Rural já passou por mais de 40 municípios e as equipes de trabalho já fizeram mais de 60 mil atendimentos. A expectativa é realizar mais de 60 eventos ao longo de todo o ano de 2019 e 100 mil atendimentos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO

Sexta-Feira - (09) - Santa Cruz do Xingu - Escola Riciere Berté - P.A Brasil Paiva

Sábado - (10) - São José do Xingu- E.M. Comandante Fontoura - Distrito Santo Antônio do Fontoura

Segunda-Feira- (12)- Confresa-  Comunidade Novo Planalto – Bridão Brasileiro

Quinta-Feira - (15) - Canabrava do Norte – Destrito Primavera do Fontoura

Quarta-Feira - (21) - Gaúcha do Norte - Fazenda Botuverá

Sexta-Feira - (23) – Canarana - Distrito Culuene

Segunda-Feira - (26) – Querência - P.A.Coutinho União

Quarta-Feira - (28) - Nova Xavantina - P.A. Safra, Agrovila Nova Canaã do Leste

Sexta-Feira - (30) – Campinápolis - P.A. Santa Celia

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!